top of page

HERTZ BLOG

Buscar

Os benefícios de um programa de conservação auditiva

  • Foto do escritor: Janaína Baesso
    Janaína Baesso
  • 4 de out. de 2018
  • 1 min de leitura

Infelizmente ainda são escassas as pesquisas que mencionem os resultados e benefícios da implementação de Programas de Conservação Auditiva. Essa lacuna científica nos traz inúmeros prejuízos, como a descrença dos empresários para investir em Programas de Prevenção, e também a falta de dados e ferramentas que possibilitem o aprimoramento desses Programas.


No dia-a-dia, os efeitos positivos para os empregados e empregadores são inegáveis, e o artigo a seguir evidencia um pouco disso em números: A demonstrated positive effect of a hearing conservation program in the Swedish armed forces.


Esse artigo foi publicado no Jornal Internacional de Audiologia em 2016, e trata dos efeitos positivos da implementação de um Programa de Conservação Auditiva nas Forças Armadas Suecas. O autor avaliou a incidência de mudanças significativas nos limiares auditivos (STS) após a implementação de um Programa de Conservação Auditiva, comparando os resultados com um estudo anterior à implementação do mesmo. Foram incluídos no estudo 395 recrutas, e os resultados foram: a incidência de STS foi de 2,3% no grupo com PCA implementado, comparada a 7,9% no estudo no qual não havia PCA, e 3,7% do grupo controle, sem exposição à ruído. A implementação e desenvolvimento do PCA reduziu a incidência de perdas auditivas para um terço (16:5) em comparação ao estudo realizado antes da introdução da programa.


O estudo citado fala "apenas" em perda auditiva induzida por ruído, mas imagina que bacana se conseguíssemos mensurar o impacto na qualidade de vida dessas pessoas antes e após a implementação do PCA? Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade? Melhora na qualidade do sono, na produtividade e capacidade de concentração? Um sonho possível. Sigamos em frente!
 
 
 

Comments


bottom of page